Paz paz paz

Paz paz paz
A felicidade é simplesmente uma questão de luz interior.

5 de abril de 2011

Yama - Nyama

Os 10 Princípios orientadores da prática do Yoga
Yama - Nyama
Patanjali dá-nos 5 Yamas e 5 Nyamas para a nossa orientação de comportamento na prática do Yoga
1. Ahimsa: Não magoar em pensamento, palavra ou acção. Isto significa um esforço para minimizar a nossa capacidade de ferir o ambiente exterior, em qualquer circunstância. Contudo, isto não exclui a possibilidade de usarmos a força física para nossa própria segurança e dos outros, se necessário. Quando Mahatma Gandhi foi inquirido se existia alguma circunstância em que ele poderia matar uma cobra, ele respondeu que não. Uma interpretação prática de Ahimsa deverá sugerir que em determinadas circunstâncias poderá ser necessário usar a força, de forma a proteger os outros ou nós próprios. A intenção do sujeito é o importante. Enquanto caminhamos na rua podemos esmagar um insecto, mas não era a nossa intenção causar-lhe ferimento.2. Satya: Verdade Benevolente. Isto é o uso da mente e palavras para o bem estar geral. Buda disse que a primeira prioridade das palavras deveria ser a sua utilidade aos outros. A segunda prioridade é que elas deveriam ser verdadeiras. E a terceira prioridade é que deveriam ser doces. Então, o espírito deste princípio é promover a maximização do bem estar, através dos nossos pensamentos e palavras.
3. Asteya: Não roubar. Não retirar aos outros os seus pertences sem o seu consentimento. Também significa não privar outros daquilo que devemos. Por exemplo, pagar menos a um empregado(a) em relação ao que nós julgamos ser o seu merecimento ou entrar num comboio sem pagar bilhete, são acções contra o espírito de asteya.
4. Brahmacarya: Pensamento Universal. Considerar tudo como uma expressão da Consciência Cósmica. Isto desenvolve a nossa capacidade de amor pelos outros, independentemente da raça, nacionalidade ou grupo étnico, pela promoção do sentimento de que todos nós somos parte da mesma família cósmica. Os benefícios para a sociedade podem ser rapidamente apreciados. Existe uma história divertida que ilustra este princípio: Um homem costumava dizer sempre que tudo era Deus. Tudo o que acontecia, ele dizia que era Deus. Os seus amigos estavam familiarizados em ouvi-lo dizer isso, e bricavam entre si sobre essa frase. Um dia viram-no ser perseguido por um touro, e gritaram-lhe, “ Se tudo é Deus, então o touro também é Deus, então porque estás a fugir dele?” Como ele estava a correr pela sua vida, ele respondeu “A minha fuga é também Deus!” É importante cultivar este sentimento.
5. Aparigraha: Modo de vida simples. Não acumular mais do que precisamos para um nível de vida razoável. Isto tem consequências pessoais e sociais. Nós nunca poderemos estar satisfeitos com o que temos enquanto acumulamos coisas desnecessariamente, porque a mente estará sempre distraída pelas posses e processos de acumulação de bens materiais. Do ponto de vista social, a riqueza física deste mundo é limitada, por isso a acumulação excessiva de riqueza física de alguém irá impedir que outros possam satisfazer as suas próprias necessidades básicas.

Niyama também tem cinco partes:

1. Shaoca: Pureza da mente e limpeza do corpo. Deve-se manter o corpo limpo não apenas externamente. A limpeza interna também depende do que comemos.
2. Santosa: Contentamento e relaxamento mental. Apenas quando a mente está num estado de relaxamento é possível estarmos satisfeitos com a vida e infundir nos outros o nosso entusiasmo. Isto depende em larga medida do princípio de Aparigraha.
3. Tapah: Serviço Social. Trabalhar para o bem estar dos outros. Isto significa ajudar os necessitados sem esperar alguma recompensa por essa acção. Existe um fluxo de amor dentro de nós, que apenas pode ser expresso quando damos algo desinteressadamente aos outros. Notar que isto significa que os ajudados devem estar em estado de necessidade. Dar dinheiro a uma pessoa rica não é um serviço!
4. Svadhyaya: Leitura inspiracional. Ler livros inspiradores, entendendo o seu significado. Isto é melhor conseguido após a meditação, quando a mente está mais receptiva a ideias profundas e a pensamentos mais elevados. Na nossa sociedade moderna, “livros” pode significar também outros meios de educação, como a Internet, CDs, gravações audio, etc. Mas o ponto importante é o seu poder de elevar a mente humana, qualquer que seja a fonte material, através das mensagens aí armazenadas.
5. Iishvara Pranidhana: Meditar na Consciência Cósmica. Isto leva-nos à percepção de que somos Um com a Consciência Infinita, e é esta tomada de consciência que nos dá a maior realização durante a nossa vida, enquanto seres humanos. No Rajadhiraja Yoga, existe um mantra específico e um ponto de concentração para cada pessoa – dependendo da vibração mental individual – que é um instrumento para atingir a ideação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário